• Este projeto foi contemplado como o XII Pr√™mio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012

    Fotografia Documental


    A fotografia documental permite o entendimento futuro de fatos marcantes. A fotografia documental abrange diferentes aspectos da natureza humana e de seu meio ambiente e é fundamental para o resgate histórico e cultural de nosso passado.

    Verdadeira capsula do tempo, as imagens firmadas outrora em diferentes tipos de papel e hoje transitando digitalmente em n√ļmero vertiginoso ‚Äď algo como um trilh√£o ‚Äď pela rede mundial de computadores comprovam que a fotografia √© uma das mais usadas ferramentas de representa√ß√£o da genialidade humana. Ali√°s, nunca se produziu tanta mem√≥ria visual. Vivemos uma √©poca admir√°vel da exist√™ncia humana, em que podemos confirma o poder imag√©tico da fotografia sobre nossa civiliza√ß√£o.

    Documental tem sido definido no senso estilístico do trabalho fotográfico. Seus fundamentos foram profundamente absorvidos pelo fotojornalismo, pelo estilo factual do  jornalismo e do jornalismo televisivo e, mais recentemente, pela antropologia visual. Alguns nomes substitutos já foram sugeridos para a fotografia documental, tais como: histórica, factual, realista, porém nenhum deles traz tão implicitamente em seu sentido, o desejo de criar uma interpretação subjetiva do mundo em que se vive.

    Se por um lado a fotografia foi e ainda √© utilizada como uma janela para o passado, permitindo a visualiza√ß√£o de detalhes que os documentos textuais n√£o registram, por outro a compreens√£o da fotografia como forma de representa√ß√£o abriu in√ļmeras possibilidades de an√°lise de fatos hist√≥ricos associados √† constru√ß√£o da imagem.

    A fotografia documental contempor√Ęnea preserva algumas caracter√≠sticas da estrutura cl√°ssica do¬†documentarismo, consolidada nos anos 1930, a qual chamamos de modelo paradigm√°tico dos anos 1930. Esse modelo come√ßou a tomar forma ainda no s√©culo XIX, com os primeiros documentaristas, como o escoc√™s¬†John Thomson¬†(1837-1921), o dinamarqu√™s¬†Jacob Riis¬†(1849-1914), a americana¬†Margaret Sanger¬†(1879-1966) e o alem√£o¬†Heinrich Zille¬†(1858- 1929), que se dedicaram, de forma intensa, √† fotografia de cunho social. Nos anos 1930, auge do modelo, os fotodocumentaristas procuravam se estabelecer sob o trip√© verdade, objetividade e credibilidade, embora sabemos que tal inten√ß√£o nunca p√īde ser alcan√ßada. Segundo o ingl√™s¬†Derrick Price¬†(1997), ‚Äúo arquet√≠pico projeto documental estava preocupado em chamar a aten√ß√£o de um p√ļblico para sujeitos particulares, freq√ľentemente com uma vis√£o de mudar a situa√ß√£o social ou pol√≠tica vigente.‚ÄĚ (PRICE, 1997)

    Quando estruturada, a documentação fotográfica permite resgatar, interpretar e alicerçar a memória coletiva, pois a fotografia documental é um instrumento pedagógico de conscientização sobre a realidade em que vivemos.

    ‚ÄúImagens s√£o documentos para a hist√≥ria e tamb√©m para a hist√≥ria da fotografia. √Č a fotografia um intrigante documento visual cujo conte√ļdo √© a um s√≥ tempo revelador de informa√ß√Ķes e detonador de emo√ß√Ķes.‚Ä̬†

    Boris Kossoy, fotógrafo.